quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Planeta Mercúrio

Características do planeta Mercúcio, informações, localização, foto, composição, superfície, dados astronômicos, temperatura


Mercúrio: o planeta mais próximo do Sol
Mercúrio: o planeta mais próximo do Sol

Introdução

Mercúrio é um planeta que faz parte do Sistema Solar. É o planeta mais próximo do Sol e está localizado entre o Sol e o planeta Vênus. Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romana Mercúrio (mensageiro do deus Júpiter). A primeira observação deste planeta, através de telescópio, foi realizada em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei.

Características de Mercúrio


- Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar (40% menor do que o planeta Terra).

- O diâmetro equatorial de Mercúrio é de 4.879,4 km.

- A massa deste planeta é de 3.302×1023 kg e sua área de superfície é de 7.5 × 107 km².

- O período de rotação de Mercúrio é de 58 dias e 15.5 horas.

- Em função de sua proximidade do Sol, este planeta apresenta temperaturas altíssimas. A temperatura média na superfície de Mercúrio é de 126°C, podendo chegar na máxima de 425°C. É o segundo planeta mais quente do sistema solar, ficando atrás apenas de Vênus.

- A atmosfera do planeta Mercúrio é composta por: potássio (31.8%), sódio (24,8%), oxigênio atômico (9,5%), argônio (7%), hélio (5,9%), oxigênio molecular (5,6%), nitrogênio (5,2%), dióxido de carbono (3,6%), água (3,4%), hidrogênio (3,2%).

- Considerado um planeta sem-lua, Mercúrio não possui satélite.

- A superfície de mercúrio é marcada pela grande presença de planícies com muitas crateras, formadas pelo impacto de meteoritos.

- Cerca de 70% do planeta Mercúrio é composto por metal e os outros 30% de silicatos (minerais que formam as rochas).

- A distância entre o planeta Terra e Mercúrio é de 80,5 milhões de km. Já a distância entre Mercúrio e o Sol é de, aproximadamente, 58 milhões de km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário