segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A TERRA É O CENTRO DO UNIVERSO

O Curso de história da Universidade Metropolitana de Santos trazia o seguinte texto em sua aula sobre construtivismo :

O universo sempre foi o que é hoje? Os mais antigos acreditavam, e muitos ainda
acreditam, que o universo foi criado por Deus tal qual é hoje. Segundo essa crença, a
Terra é o centro do universo; mas a partir do século XVI tal concepção foi-se
desmoronando, com a afirmação de que o Sol era o centro. Hoje, "a Terra é uma pedrinha que orbita uma estrela pequena que fica na periferia de uma galáxia sem importância à deriva em um universo que se expande" (Folha de S.Paulo, 10/5/92).

De fato na Idade Antiga e Média os próprios cristãos e os seus teólogos ensinavam que a Terra era o centro do universo, o que de certo ponto de vista está errado, pois fisicamente o planeta Terra esta na periferia de uma galáxia qualquer. Todavia o conceito de centro é muito mais amplo do que apenas significar estar no meio. Estar no centro significa estar o foco. Estar atraindo a atenção e os olhares de todos. Neste sentido a Terra é o centro do universo, porque até que se prove o contrário este é o único planeta habitado, ainda que no campo das probabilidades, haja outros mundos habitados, por enquanto os humanos não encontraram outras vidas fora da Terra e muito menos vida inteligente.


O mundo segundo Ptolomeu. Na teoria geocêntrica, a Terra é o centro do Universo.





A Terra também pode ser considerada o centro do universo por ser o foco da atenção de Deus. O que adianta um planeta ou um astro se encontrar no centro do universo físico se ele é inóspito e inabitado??? Os inimigos do cristianismo regozijarão com as descobertas de cientificas de Galileu, Copérnico e as demais descobertas que vem sendo realizadas como se isso contrariasse as Escrituras Sagradas, o que não é verdade. Assim como cientistas interpretaram o universo erradamente no passado, inclusive idéias como aquela que a Terra era sustentada por colunas, ou que se seguissem mar adentro iriam despencar no infinito pelo fato da Terra ser plana, também os teólogos e estudantes da Bíblia são humanos e estavam sujeitos as mesmas fraquezas de entender o mundo na sua visão limitada e de acordo com os conceitos científicos da época.

Eu continuo acreditando que a Terra é o centro do universo, assim como Israel é o centro das nações. As coisas importantes para Deus não são necessariamente as maiores, as mais fortes, as mais inteligentes. Deus tomou a forma de homem e não encarnou em um primogênito de um César Romano, mas de um humilde filho de carpinteiro em uma terra pedregosa no Oriente Médio. Assim também Deus escolheu a Terra como o planeta para enriquece-lo com milhões de formas de vida. A Terra não é o maior dos planetas, não esta mais próxima do Sol, mas no então reúne todos os requisitos para vivermos no mais fantástico dos planetas (que se conhece...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário