terça-feira, 7 de julho de 2009

A LUA

AS FASES DA LUA

Depois de muitos milênios finalmente a humanidade conhece detalhadamente as fases da lua. Na antiguidade acreditava-se que a lua emitia luz própria. O sacerdote babilônico Berosus que viveu no século II antes de Cristo, as fases da lua estavam relacionadas com o movimento de rotação da lua em volta do seu próprio eixo. Sendo que a lua tinha, na sua concepção um lado escuro e outro que emitia luz.

Mas o filósofo grego Tales de Mileto que viveu em 632 a . C. a 546 a. C foi quem descobriu as fases da lua e o que de fato ocorria. Um século depois de Tales de Mileto, o astrônomo grego, Meton, descobriu outras regras relativa aos movimentos na lua, como o ciclo de 19 anos que a lua leva para completar o ano áureo, ou seja, a cada 19 anos a lua nova começa no dia 1o de janeiro do calendário solar.

Os calendários baseados nas fases da lua sempre foram utilizados pelos antigos, a própria Bíblia cita varia festas judaicas que são comemoradas de acordo com o calendário lunar.

LUA NOVA

Ocorre quando a lua se alinha com o sol e a diferença de longitude da lua e o sol é zero. Nesta fase a lua é invisível, e ela nasce as 6:00 horas da manhã e se põe as 18:00.

LUA CRESCENTE

De uma fae para outra ocorre um intervalo de 7 dias e meio, nesta fase a lua ultrapassa o sol na longitude de 90o e passa a ser chamada de quarto crescente. Nesta fase a lua nasce ao meio dia, passa pelo meridiano as 18:00 horas e se põe a meia-noite.






LUA CHEIA

Na fae de lua cheia, este astro se distancia do sol em 180o, nascendo as 18:00 horas, passando no meridiano a meia-noite e se pondo as 6:00 horas, nesta fase ela esta plenamente iluminada.





LUA MINGUANTE

Nesta fase a lua esta distante do sol 270o, e nasce a meia-noite, passa pelo meridiano as 6:00 horas da manhã e se põe ao meio-dia.